Cyntia por Cyntia'

Minha foto
Digo que nem eu mesma me conheço ;s Mas sou gente boa,isso eu sou!Me sinto meio que uma pessoa complicada as vezes,daquelas que nao saem "de cima do muro",mas nada que me atrapalhe taaanto assim.Sou curiosa,anciosa e amo minha gantinha Diduka.

terça-feira, 16 de setembro de 2008

Moqueca'

Oii Gente!

Cardapio de hoje???? tchan-tchan-ram-ram:
Moqueca \o/
Em plena terça-feira,meu querido pai me inventa de fazer uma deliciosaaaa moqueca para o almoço,com um pirãozinho mais gostoso ainda e um arrozinho branco (eu que fiiz) muito bom tambem :D
Comii muitooo! \o)
Adoroooo muqueca,e nunca comi uma melhor do que a que o povo daqui de casa faz...Mosdestia a parte x)
Somos uma familia mineira,mas que sabe fazer muuuitoo bem uma Moqueca Capixaba ;p
Agora...só não me pergunta qual foi o peixe,por que nisso sou péssima,não sei nadaaaaaaa!Mas foi meu pai mesmo quem pescou.rsrsrs Imagem representativa.hehe

E por falar em moqueca,me lembrei de um email que recebia da minha amiga Rayana,falando sobre o dicionario capixaba.Como tava no Power p. copiei uma parte pra voces...

Dicionário Capixabês

Não tem essa de "mermão", nem de "ô loco"...

nada de "meu rei","barbaridade","uai, sô",

muito menos "vixe"!

O POVO COM A CULTURA MAIS RICA, E O LINGUAJAR MAIS PRÓPRIO É O CAPIXABA! DUVIDA?

ENTÃO VEJA SÓ:

O Capixaba e o verbo pocar

Em qualquer lugar do Brasil a bola ESTOURA; para o capixaba ela "POCA"(pronuncia-se "PÓCA", com ênfase no "Ó", como "PÓ"... )

Por sinal, "pocar" é um verbo que só existe na língua Capixabesa:Eu poco, tu pocas, ele poca...

Capixaba não VAI EMBORA, "POCA FORA".

Mais algumas do capixabês:

· Capixaba não ROUBA, "CATA".

· Para o Capixaba um ACIDENTE DE CARRO é uma "CHAPOLETADA".

· Capixaba não DESEMBARCA DO ÔNIBUS, ele "SALTA".

· Capixaba não tem medo de LAGARTIXA, mas sim de "TARUÍRA".

· Capixaba não VAI AO CENTRO, vai à "CIDADE".Capixaba não SE ESPANTA, fala "IÁ" (o equivalente ao "UAI“ dos mineiros...).

· Capixaba não chama a POLÍCIA, chama "USZÔMI".

· Capixaba não PEGA ÔNIBUS, pega "BUZÚ" ou "MERCEDÃO" ou "TRANSCORRE".

· Capixaba não se ESTRESSA, fica "INJURIADO".

· Capixaba não SENTE AGONIA, ele "SENTE GASTURA".

· Capixaba não diz COMO VAI, diz "QUAL É".

· Capixaba não pára no semáforo, pára "NO SINAL".

· Capixaba não pede CARONA, pede "PONGA".

· Para o capixaba as coisas não estragam, "DÃO TILT".

· Capixaba não fala NÃO, fala "É RUIM, HEIN!".

· Capixaba não come pão FRANCÊS, come "PÃO DE SAL".

· Capixaba inicia as frases com "DEIXA FALAR...".

· Para capixaba não existe TANGERINA, e sim "MIXIRICA"

· Capixaba não acha alguns alimentos sem AÇÚCAR, acha "SEM DOCE".

· Capixaba não acha LEGAL, acha "MASSA".

· Capixaba não fala UM, DOIS, TRÊS E JÁ, fala "UM, DÓ,LÁ, SI, JÁ".

· Capixaba não SAI À NOITE, ele vai "PROS ROCK", mesmo se "os rock" for Techno, Axé, Reggae, Pagode..

· Para o Capixaba você não cometeu uma INFRAÇÃO DE TRÂNSITO, você fez uma "BAIANADA".

· Capixaba não acha SEM GRAÇA, ele acha "PALHA".

VOCÊ É CAPIXABA?

SE VOCÊ ENTENDER PELO MENOS 3/4 DESSE E-MAIL, PARABÉNS, VOCÊ E UM "CAPIXABA"

***


É isso aii gentee!Bjããoo ;*

32 comentários:

Anônimo disse...

Nuss
Eu AMOOOOOOOOOOOOOO
MOQUECA
SOu apaixonado, naum vivo sem
Por todo tip ode moqueca, haha
Amor obrigado epla visita e realmente maísa é inteligente, porem eha eh loucainconsequente no que faz e fala
Bjaumzaum no coração!

Moni disse...

oiii obrigada pela visita fllor!
eu amooo moqueca e amo se estado tbm.. q mineiro não curte hehe
e vo te falar algumas experessoes aí são bem usadas por aki tbm !!!
por acaso vc tem algum familiar em ipatinga? aqui tem uma familia de amigos meu que tem o mesmo sobrenome que o seu...
volte sempre ! beijoss

Aline Evelyn disse...

Ôôw Cyntia!
Minha mãe me falou que nasci aqui em Brasilia, mas...
Acho que sou capixaba... me enganaram!
Pq... eu falo quase todas aquelas gírias que vc colocou!
Eeeeeeita que legal!
hauahuahauhaua
Sou louca pra conhecer o Espírito Santo!
Na verdade, estou planejando de ir conhecer no final do ano!
TÁ PEEEEERTO HEIM!

Ah... também adoooooro moqueca!
Lá em casa quem gosta mais de peixe é meu pai e minha mãe, mas eles não sabem fazer direito. Mas quando meu avô faz!
Nooooossa, pareço criança com o pirulito do CHAVES!
ahuahauhauahuahua

BEijoooooks florzinha!
Coisita pra você no meu blog!
^^
=D

Anônimo disse...

thats amazing story.

Bandys disse...

Hummmmm deu agua na boca!!!

As fotos estão lindas...
Adorei o dicionario, mas não entebdi nada, hehehe, merrmo!


Beijos

Cassius Vallim... disse...

Que beleza hein?
Comida preferida em plena terça feira...
E as palavras dos capixabas... até da pra entender uma ou outra rs...
Bejos...

Taynar disse...

Pócar. Essa é nova pra mim.

E peixe só se for cru!!! =DDD
Beijos, moça

Moni disse...

ei moça...
pois é, num é tão perto não, mas tbm num é longe sabe?hehe minha familia é de conselheiro pena, cidade onde vc desceú pra ir pra goiabeiras. agora o tuuudo foi viajar de trem heim? adorooo!!
essa mesma linha a estada vitória a minas passa aki na minha cidad.
vc tm orkut? se tiver eute mostro esse meu amigo q é taborta tbm ..
de repente são parentes e nem sabem hehe beijos
beijoss

Taynar disse...

Eraaaaaaas
Nunca comestes?
Estas perdendo a melhor coisa do mundo!
Um sushi é um sushi!

Beijos, moça

Nathállia Motta disse...

Nossah não gostode moqueca, mas só pelo que você disse deu vontade de comer!hahaha

Beijos

Ariiiane ;* disse...

É muito legal essa variação de gírias de um estado para outro!!

Muito engralçado algumas e bem diferentes daki!
bjão!

Fernanda disse...

adorei!!! sabe que algumas coisas são bem paracidas com o jeito carioca de falar? bom, mas tb, somos vizinhos né? e essa moqueca? deu água na boca! principalmente pq eu não sei cozinhar...ahaha...
bjs querida!

Fernanda disse...

ah, adorei os selinhos aí do lado!! fofos!!

Anônimo disse...

o dicionário eu entendi, mas não pq eu sou capixaba e sim porque eu sempre converso co uma capixaba e ela sempre me explica estas diferenças assim, como eu mopstro a dos paulistas, massa seu blog, bju grande menina e obrigado pela visita

Lorena Portela disse...

eu moro com uma capixaba, a luiza, minha amiga que divide apê comigo... muito engraçado mesmo... mas ela já tá começando a falar "cearês".

beijO!

O Seu Livre Arbítrio disse...

Nossa adoro moqueca!!!
Que maravilha, já fiquei com fome!!!

Culpa sua! =P

Tô brincando, mas adoro mesmo esse tipo de comida, bem feito ainda, nossa...

Ah, você provavelmente conhece BEM 1 música pelo menos do Pink Floyd: ''Wish You Were Here''... Tenho certeza! xD

Bjãão!

Jhennifer Cavassola disse...

Oiee!! tudo bem??? Amo vim aqui.. :)

Humm nem me fala em moquecaa!!

Agora para tudo!!! Como? O POVO COM A CULTURA MAIS RICA, E O LINGUAJAR MAIS PRÓPRIO É O CAPIXABA? Nananinanão!!!!!
É o Baianoo mulherrrr!! rssssss
E tem prêmio e tudo!! Muitas da girias baianas entraram no dicionario e tudo. kkkkkkk
Estava lendo o capixabês e tem muitos de origem baiana, o baianês. Massa, sem doce, no sinal etc. rssss

Mas é tão gostoso essas diferenças de cultura não é? Estou morando atualmente no Mato Grosso e observo as pessoas falando, o dicionario tipico daqui rsss. Aprendo com eles e eles comigo.

Volte sempre no meu, ok? Gosto da sua visita! beijos :)

Anônimo disse...

KKK, tenho uma amiga capixaba. Já to enviando pra ela kkk
Beijão
Lucci

Fabi disse...

confesso, eu não gosto de muqueca..rs

Camila disse...

hahaha eu naõ entendo néca de pitipiriba
hahaha

E EU NUNCA COMI MOQUECA!=(

beijos

Luanda disse...

Acho que sou capixaba! hehe - recifense por engano!

O visu do blog tá massa, viu?

meus instantes e momentos disse...

depois desse post, me tornei capixaba.
maurizio.
* Amo o Espirito Santo, quando adolescente(põe tempo aí), fui em C. do Itapemirim e depois em Alegre atras de uma ex namorada,
que ia casar. Um dia antes do casamento dela, tivemos uma linda noite de amor,(não é a toa que escrevo poesia). A minha 1a grande e louca aventura..

Camila disse...

Adoro moqueca!
=D

thais. disse...

Nunca comi moqueca !
mas um dia irei de comer,parece muito bom ! ahahahhaa;

vou baixar a música ! beiijão :*

Camila :) disse...

hehe eu nem comi esse negocio ae auhauh
agora deu vontade :0

bejooo

Gabi disse...

nunca comi moqueca...

Cinta Liga disse...

Oieeeee!!! Moqueca? Não sou muito fã não ahauahaua
Beeijos flor volte seempreee!

Maísa Borghetti disse...

CLARO QUE PODE.
Obrigada. =]

Tatah Marley's Confissões disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
eu sou eu sou!
\õ/
buuuut, nao sei o que é moqueca..
o que é afinal moqueca!?

Anônimo disse...

Amorr te espero no meu, acabei de postar!

றιkąeℓℓy Rocha disse...

Passando beem repiidinho só pra deiixar um Oláaa e marcar presença poiis tenho pouco tempo na net agoora

Bjkssssssss

Mika

Jééh ! disse...

não curto muqueca, mas você parece amar =)

bejo!